Yoga é religião?
"Para responder a esta pergunta, basta observar as raízes do yoga. Tradicionalmente, o yoga é a ciência do EU.
Se por religião se entende a experiência religiosa de transcendência, e o surgimento de qualidades como verdade, beleza , bondade, harmonia e evolução, então sim, Yoga pode ser uma experiência religiosa.
Não é religião, sob a forma de ideologia, dogma , sistemas de
crenças ou conformidade; é uma experiência espiritual que nos dá acesso a um domínio universal da realidade.”
Deepak Chopra.
"Hoje em dia , ainda muitas pessoas confundem o Yoga com práticas religiosas, seitas, criando uma imagem errada sobre a prática e seus praticantes.
O Yoga moderno, não tem credo singular, nem um ritual pelo qual os praticantes expressam a sua fé ou lealdade, como o batismo ou iniciação.
É importante entender a diferença entre “religião” e a palavra “espiritualidade” frequentemente associada a religiosidade.
Espiritualidade tem a ver com a vida interior, com o entendimento, com a constante evolução de si mesmo e seu lugar no cosmos.
A religião é a estrutura organizacional que damos à nossos
processos espirituais individuais e coletivos: rituais, doutrinas, cerimônias e as congregações.
Muitos ocidentais vêm o Yoga principalmente por seus benefícios físicos, mas com o tempo descobrem suas qualidades meditativas e efeitos mais sutis sobre a mente e as emoções, igualmente benéficos. O Yoga ensina a desenvolver a inteligência espiritual do ser humano como a capacidade de adaptação afetiva, sentimental e anímica de um indivíduo ao seu meio.
O praticante de Yoga aprende a sentir, a entender e a aprender que ele não é só o que pensa ou crê ou como reage perante as mudanças físicas do corpo e das coisas que o rodeiam.
Aprende que o seu espírito é o que ele sente, e que é mais importante Ser do que Ter.
Para Ser de verdade tem que aprender, e para aprender a Ser, deve se comunicar com o seu interior, entender e respeitar seus sentimentos, paixões, anseios, afetos e estados anímicos.
É mais importante Ser um bom médico ou professor do que ter um diploma de médico, ou professor. É mais importante Ser feliz que ter cara de felicidade. Liberdade é poder Ser, pois ter é um estado passageiro."
Cassia Parmeggiani
"Nos diversos ramos do yoga vamos encontrar mantras e imagens de deidades como o de Shiva, Lackshimi, Ganesha e etc. Eles não são Deuses; são energia de um Deus único, manifestado na Abundância (Lackshimi), manifestado no Transformador, Renovador, Protetor (Shiva), no Amor, Mantenedor (Visnhu ou Krishna), no Removedor de Obstáculos (Ganesha), na Paz Interior (Shanti). Para a tradição hindu, Deus (Consciência Suprema se manifesta em todas as coisas e está dentro, fora e em torno de tudo e todos; hora com energia feminina, nutritiva, passiva; hora com energia masculina, severa, poderosa, ativa.
Para cada manifestação da Consciência Suprema, foi feita uma imagem, mantras e estudos de cada energia.
Tannistha
