Eletroacupuntura
A Eletroacupuntura (EA) é uma técnica de Acupuntura recente, utilizada visando potencializar o efeito da Acupuntura para uma variedade de condições.
Coloca-se aparelhos elétricos conectados às agulhas, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura aumentando a eficácia contra a dor.
A eletroacupuntura pode promover tanto analgesia quanto anestesia, enquanto que a estimulação mecânica das agulhas promovem apenas analgesia.
Embora a eletroacupuntura tenha as mesmas indicações que a Acupuntura, apresenta excelentes resultados nas síndromes dolorosas miofasciais, traumatismos das partes moles, neuragias, distúrbios neurovegetativos, algumas afecções oncológicas, no tratamento da nevralgia e paralisia dos nervos.
Na prática clínica, é muito utilizada no tratamento de nervo ciático, nevralgia de trigêmeos, paralisia facial, cefaléia, dor de dente, LER – Lesões por Esforço Repetitivo.
Contra-indicações para Eletroacupuntura
As contra-indicações para a realização de EA são pouquíssimas, podendo-se incluir:
-
Pacientes que não desejam se submeter a esta técnica
-
Infecções locais, e outras contra-indicações locais (por exemplo, a EA não deveria cruzar o tórax pelo risco téorico de causar interferência nos tecidos condutores cardíacos, o que foi posteriormente descartado por estudos científicos).
-
Problemas Cardiovasculares.
Os estímolos elétricos podem ser feitos nas agulhas ou com eletrodos (sem agulhas).

