O que é Yoga?
Muitas são as perguntas que surgem
quando falamos de Yoga.
Ioga ou yoga (em sânscrito e páli: योग, IAST: yoga, AFI: [joːgə]) é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas, mentais e espirituais originárias da Índia.
A palavra sânscrita yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", "unir" ou "concentração". Algumas das traduções também incluem os significados de "juntando", "unindo", "união", "conjunção" e "meios"
"Para muitos, pensar nesta palavra trás a mente aquelas imagens de pessoas fazendo posturas inacreditáveis e na grande maioria das vezes impossíveis, inclusive para uma grande parte de praticantes de Yoga.
Infelizmente, ainda é praticada por muitos, somente como uma sequência de movimentos e poses, uma prática
meramente física.
Tv, sites e revistas, muitas vezes “especializadas" apresentam o Yoga como a ginástica da moda, como o caminho para o corpo perfeito, com modelos maravilhosas e seus maiôs
dourados mais do que chamativos."
Cassia Parmeggiani
ISTO NÃO É YOGA
Então, O que é Yoga?
“Yoga é a capacidade de controlar as flutuações da mente”
Patanjali
Caminhar para o Yoga é caminhar para dentro de si em busca da essência pura e verdadeira que habita em cada indivíduo, sentir-se abraçado pelas energias do Universo que repousam o coração em um profundo sentimento de paz e felicidade plena chamada de Iluminação ou Samadhi.
Através da experiência do Yoga, conquistamos o controle do próprio corpo, pensamentos, emoções e reaprendemos a utilizar a capacidade respiratória de maneira mais eficiente, tornando-se cada vez mais presente, ativa e consciente, desvinculando-se gradualmente de comportamentos viciosos, condicionamentos, julgamentos e sofrimentos desnecessários.
Iluminação (Samadhi) é o estado de consciência onde passamos a nos respeitar e nos amar, a respeitar e amar o próximo e toda a Criação. Aprendemos ter harmonia interior, no lar, equilíbrio emocional, físico, energético, paz interior, saúde, prosperidade, AMOR e luz da Consciência Suprema em nós. No Samadhi não existe mais separação entre você e a natureza, você e o cosmos.
Você é uma expressão da Consciência Suprema.
É "praticamente" o último estágio do Yoga.
O Tantra Yoga adotou os 8 princípios do Astanga Yoga (ashta= oito, anga= passos e yoga= união) de Patanjali como referencial para o desenvolvimento pscio-espiritual:
1) Yamas:
Ahimsá- não violença
Satya- verdade
Asteya- não cobiça
Brahmacarya- conter excessos
Aparigraha- desapego
2) Niyamas:
Shauca- pureza
Samtosha- contentamento
Tapas- disciplina
Svâdhyâya- aprendizado
Isvara pranidhâna- rendição
3) Asanas:
Prática de posturas físicas
4) Pranayama:
Prática de exercícios respiratórios
5) Pratyahara:
Prática de abstrair os sentidos externos
6) Dharana:
Prática do foco, concentração da atenção em um único ponto
7) Dhyana:
Prática da meditação
8) Samadhi:
Resultado da prática dentro dos princípios acima. Estado de paz, iluminação.
Através do Yoga, buscamos apresentar a nossos alunos muitos conceitos ligados ao respeito a si mesmo e ao próximo. Quando falamos de próximo não podemos deixar de lado o respeito ao lugar onde vivemos e a importância dele para nossas vidas e para as futuras gerações.
“O objetivo primordial do Yoga é restabelecer a paz e a simplicidade da mente, e libertá-la da confusão e da dor. Esta sensação vem da prática dos asanas e pranayama."
B.K.S. Iyengar

